Por Marcelo Grisa
A concessionária que administra a rede de energia de Canoas, a AES Sul, enviou comunicado a O Timoneiro a respeito da cobertura da situação dos postes nos bairros Harmonia e Cinco Colônias, oferecendo seu contraponto. Segue na íntegra a nota da assessoria de imprensa da empresa:
Referente à matéria Dois bairros sofrem com postes menores e mau atendimento, publicada dia 26 de fevereiro, a AES Sul informa que na rua das Araras houve a substituição de um poste de madeira por concreto. Como essa rua foi asfaltada após a implantação da rede elétrica e o asfalto eleva a via, visualmente os postes de madeira parecem ser menores, mas não são. O asfaltamento de ruas é um procedimento normal das prefeituras municipais que não têm interferência na rede elétrica.
Na rua das Araucárias, após a substituição do poste na esquina com a rua República, ocorreu uma colisão de um caminhão contra a rede de telefonia, o que fez com que o poste da rede elétrica saísse do prumo. Isso não traz nenhum prejuízo ao fornecimento de energia e a AES Sul fará a correção do poste.
No cruzamento das ruas Carlos Gomes e Saldanha da Gama o poste de madeira foi substituído por um novo de concreto. Como no poste substituído também há rede de telefonia, o poste fica no local para que as empresas responsáveis façam a transferência de suas redes para o poste novo. A AES Sul notifica as empresas de telefonia para que façam a transferência, mas não faz esse serviço porque não tem conhecimento técnico em redes de telefonia, internet e TV a cabo.
A AES Sul informa, também, que o padrão de substituição de postes é madeira por concreto ou fibra de vidro. A empresa não recoloca postes de madeira.
A respeito do conteúdo, restam, pela falta de uma entrevista ou outra conversa de mão dupla, somente dois questionamentos.
O primeiro é sobre a alegação de que “o asfaltamento de ruas é um procedimento normal das prefeituras municipais que não têm interferência na rede elétrica.” A colocação de toda a estrutura necessária para o asfalto, bem como o próprio asfalto, consome espaço. Considerando a altura de caminhões que chegam próximos ou encostam na rede elétrica, sim, é possível afirmar que o asfaltamento faz diferença, já que diminui a altura entre a via e os fios de luz e telefone que passam por ela.
A segunda pergunta é mais sobre uma falta de detalhes na afirmação de que a empresa não recoloca mais postes de madeira. Desde quando a empresa não tem mais esta conduta? Com isso seria seria possível constatar a veracidade da afirmação.
Projetos de Lei
O vereador José Carlos Patrício (PSD), contatou O Timoneiro informando que, além dos projetos de seus colegas citados na edição da semana passada, também há um de sua autoria, o 11/2016 (anterior ao 12 e ao 19/2016, portanto), que versa sobre a troca dos postes de madeira pelos de concreto. O texto dá margem para maior ação da prefeitura junto à concessionária AES Sul, permitindo que o Executivo mande ofícios para informar da necessidade de troca da estrutura. Os pedidos, de acordo com o texto, precisam ser atendidos em até cinco dias úteis, sob pena de multa.
Segundo o vereador, a concessionária não tem organização operacional suficiente para atender as demandas. “Em uma audiência pública aqui na Câmara, deram os números de trocas de postes por ano. Seguindo a média fornecida pela AES, levará mais uns 10 aos para trocar tudo”, explicou. De acordo com o parlamentar, a empresa também não apresentou nenhum planejamento na prioridade de colocação dos postes. “Há ruas na Mathias Velho como a Martin Luther King e a João de Barro que tem postes datados de 1965”, apontou.
Por fim, Patrício fala que os canoenses podem consultar os Pedidos de Indicação no site da Câmara para basear ações judiciais. “Quando há pedidos expressos na Casa em relação a um poste torto, por exemplo, e ele cai e causa estragos, o cidadão pode usar isso para entrar na Justiça, porque a concessionária sabe”, explanou.