Timoneiro

EMEI Laney Langaro é inaugurada no Olaria

A Prefeitura de Canoas, juntamente com familiares e amigos do ex-colunista social Laney Langaro, falecido em 25 de outubro do ano passado. A estrutura foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 23. Segundo a atual administração, desde 2009, quando Jairo Jorge (PT) assumiu, foram erguidas nove escolas de educação infantil e duas de ensino fundamental.

Ao lado do prefeito Jairo Jorge, o companheiro de Laney, Bebeto Azevedo, inaugura a EMEI. Foto: PMC

“Uma escola é um lugar de vida e transformação, é o lugar onde acontecerá as coisas mais bonitas de cada um de nós”, relembra com carinho, o companheiro do jornalista por 35 anos, o médico Bebeto Azevedo. Ele agradeceu ao prefeito pela homenagem, “queremos fazer desta uma grande escola, eu estarei aqui para fazer deste espaço um lugar para a formação da nova geração canoense”, conclui.

Na oportunidade, o Chefe do poder Executivo destacou alguns investimentos na área da Educação, totalizando 11 escolas inauguradas, além de 163 lousas digitais em toda a Rede Municipal de Ensino. Lembrou a também a entrega de 2.150 notebooks com 3G (internet móvel) para os professores e, ressaltou o salário inicial de R$ 3.950,00 para o professor que ingressa atualmente na rede. “Em 2009, eram 2.626 crianças atendidas na Educação Infantil. A previsão para este ano será o atendimento de oito mil crianças. O foco principal para 2016 será o atendimento das crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos”, prometeu.

O Secretário Municipal de Educação, Eliezer Pacheco lembrou que a “inauguração de uma escola é abrir as portas do futuro”. O atual presidente da Câmara Municipal, ex-secretário de Educação, vereador Paulo Ritter, aproveitou para ressaltar que os investimentos em Educação representam uma nova concepção de cidade.

As aulas começarão na primeira quinzena de março para crianças de 4 a 5 anos. Serão 350 vagas atendidas neste ano. A seleção, segundo a atual administração, foi feita através de Sorteio Público, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, em 2015.

O médico Bebeto Azevedo discursou na inauguração da nova instituição. Foto: PMC

 

Volta às aulas

As aulas nas Escolas de Ensino Fundamental de Canoas começam na próxima quarta-feira, dia 24. Mais de 28 mil alunos retornam às aulas, após o período de férias escolares.

 

Quem foi Laney Langaro

Natural de Passo Fundo iniciou sua carreira jornalística no Diário da Manhã em sua cidade natal. Foi colunista social por 30 anos. Atuou como diretor de eventos no Hotel Laje de Pedra, em Canela e em Jurerê Internacional, Santa Catarina, como promoteur da Discoteca La Dolce Vita, no Rio de Janeiro. Como colunista social, atuou em diversos jornais como: Jornal de Canela, Jornal das Missões, de Santo Ângelo, Revista Imagem News, Jornal da Praia e Jornal do Turismo, do Rio de Janeiro, além de seu Jornal L´Exclusive. A tarefa de enaltecer pessoas, fatos e feitos aliou à produção de eventos, tendo sido responsável, por muitos anos, pelos concursos Musa do Turismo RS, Senhorita RS e Miss Rio Grande do Sul, além dos troféus Talento e Esta Terra Tem Dono.

Em Canoas, cidade que adotou de coração, assinou colunas sociais nos jornais O Timoneiro, Radar e Folha de Canoas. Também no jornal de circulação diária, o Diário de Canoas, há 15 anos, e aos domingos no ABC Domingo, do Grupo Editorial Sinos. Laney Langaro foi homenageado pela Câmara Municipal de Canoas pelos 25 anos de colunismo social. Ele faleceu em 25 de outubro de 2015, deixando um legado de trabalho, valorização das pessoas e amor ao colunismo social e à sociedade.

Post mortem, Laney hoje dá nome ao Sambódromo municipal, localizado no Parque Eduardo Gomes, e a escola recém-inaugurada no bairro Olaria.

Estrutura deve atender mais de 300 crianças. Foto: PMC

Sair da versão mobile