A Prefeitura de Canoas lançou nota na tarde desta terça-feira, 23, informando que os pátios das residências “estão sendo os principais locais de concentração de larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros Rio Branco e Niterói, superando os terrenos baldios e pneus”.
A afirmação do órgão segue a indicação do relatório divulgado no mesmo dia pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a partir das ações realizadas nos dois bairros entre 22 de janeiro e 19 de fevereiro. Nesse período, os agentes identificaram 618 larvas do mosquito em 86 residências, não tendo sido encontradas em terrenos baldios e pneus.
O mesmo relatório indica que os casos de maior incidência foram nos depósitos móveis, com classificação “B”. Esta é a classificação para vasos, pratos, garrafas, baldes, bebedouros, fontes ornamentais, etc. Foram encontrados 20 depósitos desse tipo no bairro Niterói e, 34, no Rio Branco. “Nas vistorias realizadas, a maioria dos depósitos se repetem, todos com mau uso ou descarte incorreto, comprovando que a responsabilidade em acabar com a infestação do Aedes depende muito de cada cidadão”, explica o gestor da DVS, Jean Pierre Maillard.
Na quarta-feira, 24, o órgão garante que será realizado um trabalho de retorno às residências onde foram coletadas larvas de Aedes aegypti no bairro Rio Branco.
Volta às aulas
Mandar os filhos para a escola no meio da epidemia está tirando o sono de muitos pais preocupados com a volta às aulas, que ocorre ainda esta semana. Segundo a Prefeitura, desde a segunda-feira, 22, as equipes de Vigilância em Saúde realizam a vistoria para identificação e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Esse trabalho deve ter prosseguimento, nesta semana, nas escolas municipais de Educação Infantil, particulares e estaduais. Não há previsão para o término da ação.
O órgão garante que a mesma vistoria já foi realizada em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais. A partir do início das aulas, o V Comar deve participar de atividades de orientação em todas as EMEFs da cidade.