Timoneiro

Idosa luta por moradia e renda no Mathias

Eni da Silva Dias é recicladora no Mathias. Foto: Marcelo Grisa.

Eni da Silva Dias é recicladora no Mathias. Foto: Marcelo Grisa.

 

Por Marcelo Grisa

A catadora Eni da Silva Dias tem 76 anos e mora há 40 anos na divisa entre as ruas São Paulo e Curitiba, no bairro Mathias Velho. Sua luta diária em busca de materiais recicláveis acompanha outras, mas sua energia e a ajuda que recebe dos amigos e vizinhos lhe dão forças para continuar.

“Se fosse só do meu trabalho eu não vivia”, relata a idosa. Além da ameaça de despejo do terreno que ocupa, hoje propriedade da Prefeitura Municipal, ela enfrenta a diminuição dos benefícios de seu filho e de sua bisneta, além de abrigar a irmã e um sobrinho desalojados.

A recicladora revela que, no momento, seu maior desejo é reconstruir a cerca de sua casa, dando um espaço para que Alexandre possa aproveitar a parte externa da casa. A grade anterior foi derrubada pelas máquinas da prefeitura na derrubada das outras casas que ficavam no local.

Casa da Eni serve de abrigo para quatro pessoas. Foto: Marcelo Grisa.

A grande maioria dos moradores foi encaminhada para apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, ela não quis sair do local pela falta de condições para acomodação do filho, Alexandre Luis Dias Moreno, de 40 anos. “Preciso de um espaço pra guardar os sacos que eu separo o lixo; preciso de três quartos, porque a doença exige que ele fique sozinho; e preciso de uma garantia que vai estar tudo pronto na hora de transferir ele de uma casa para outra” esmiúça.

Eni recebia valores para Alexandre até 2010 do governo, quando a idosa pediu revisão do benefício. O órgão cometeu um erro, e agora os remédios são comprados com apenas um terço de um salário mínimo. O valor do Bolsa Família de sua bisneta, por sua vez, foi diminuído de 112 para somente 35 reais com o ingresso dela na 1ª série do Ensino Fundamental.

Eni segue reciclando para conseguir sustentar o filho, mesmo que enfrentando um iminente despejo. Foto: Marcelo Grisa.

Sair da versão mobile