O programa Estação Cultural, da Rádio Web O Timoneiro, recebeu a presidenta da Casa do Poeta de Canoas Maria Luci Cardoso Leite divulgando as atividades da casa que já começaram no dia 10 de fevereiro com a primeira reunião de planejamento de atividades.
Ouça o programa com a entrevista!
1º bloco:
2º bloco:
No dia 17 de fevereiro, teve ainda a intervenção cultural “A poesia pede passagem”, no SESC-Canoas. “Tivemos a grata satisfação de receber o convite para levar algumas atividades para dentro do Sesc, e para nós é muito importante, pois nós temos muitas dificuldades de espaços para a realização de eventos”, ressaltou. “Não é todo dia que a gente recebe um convite para usar um espaço tão nobre assim como o do Sesc”.
A Casa do Poeta é uma entidade sem fins lucrativos e começou suas atividades no Instituto Pestalozzi. Após isso, teve vários locais, inclusive um alugado em uma galeria no centro. “Mas, como somos uma entidade sem fins lucrativos, os recursos são escassos pagar aluguel, fica muito difícil. Muitas vezes a gente pagava do próprio bolso. Após isso, tivemos o convite da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) para levar a Casa do Poeta para dentro da sua sede e fazermos lá nossos eventos”, conta.
Duas das principais atividades da entidade são realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Cultura, uma delas e o Cafezinho Poético. A presidenta ressaltou que “todo mundo quer ser protagonista , e não existia um palco para os artistas apresentarem seus trabalhos , e ali no Cafezinho Poético nós oferecemos o palco para todos: poetas, músicos, cantores, escritores, que gostam de mostrar o seu trabalho e não tinham onde mostrar. Ali todos têm oportunidade de mostrar o seu trabalho. Por isso tem dado muito certo”, avaliou.
A entidade agora está realizando uma coleta de assinaturas com o objetivo de que o Poder Público ceda o espaço construído ao lado da banca de revistas no calçadão da rua Tiradentes para exposição e comercialização permanente da produção de artistas canoenses. A contrapartida seria a distribuição de livros arrecadados em campanhas feitas pela Casa do Poeta e a ACE (associação canoense de escritores). “Já é uma reivindicação antiga dos escritores canoenses um espaço no calçadão de Canoas, sabemos que é uma área mais voltada para o comércio, mas em vez de Canoas ser conhecida como Cidade do Xis, poderia ser conhecida como a Cidade do Livro. Todos os que quiserem abraçar essa idéia procurem a Casa do Poeta de Canoas para assinar a petição, nos vamos lutar por aquele espaço ali”, afirma.
Quem quiser mais informação sobre as atividades da Casa do Poeta de Canoas pode acessar o site http://casadopoetadecanoas.blogspot.com.br/