Timoneiro

Homenagens a Navegantes e Iemanjá marcadas pelo diálogo inter-religioso

av

As homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes e a Iemanjá, ocorreram na Praia do Paquetá, no bairro Mato Grande, na terça-feira, 2. As comemorações promoveram união e foram marcadas pelo respeito à diferença de credos. Cerca de 500 pessoas participaram das atividades, organizadas pelas Paróquias Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus.

A missa celebrada pelo padre Leonardo Reichert, na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, foi a primeira atividade da programação da 27ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Em seguida, a imagem da santa seguiu em procissão terrestre e fluvial, percorrendo os rios Gravataí, Jacuí e Sinos, até a Praia.

Outra procissão terrestre foi organizada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Mathias Velho, tendo à frente o frei Wilson Dallagnol. Os dois grupos se encontraram na Prainha, para uma segunda missa, celebrada pelo padre Darley José Kummer, vigário episcopal de Canoas, que ressaltou que o diálogo inter-religioso é salutar. Na sequência, padres e diáconos abençoaram barcos e romeiros.

Continuidade
As atividades em homenagem à Iemanjá ocorreram à tarde, também na Praia. O Conselho Municipal do Povo de Terreiro realizou uma cerimônia próxima à estátua Mãe das Águas. Pescadores declararam sua fé na proteção ao ofício, para que todos retornem do mar com vida e boa pesca, e prestaram sua homenagem, com a Puxada de Rede. Um rito de umbanda em reverência à Mãe das Àguas integrou comunidades de terreiros de Canoas. O ato religioso foi conduzido por Mãe Alice Oxóssi e Conselho Municipal do Povo de Terreiro.

 

Sair da versão mobile