Timoneiro

Para Canoas decolar, de verdade.

Zeca29122015

Por José Carlos Rodriguez

Chegamos a ultima semana do ano de 2015 e queria deixar para vocês uma impressão sobre esta cidade que nos recebeu tão bem há 13 anos. Vou deixar de lado um pouco as ciências sociais (não muito). Canoas tem mudado muito nesse tempo, vimos passar no governo municipal somente dois partidos e suas coligações, PSDB e PT. Quando aqui chegamos, o prefeito Ronchetti estava na metade de seu primeiro mandato, sento reeleito para um segundo, no final de 2004. Naquela época, eu estava envolvido ainda com o estabelecimento da família e tinha pouco conhecimento da política local. Em março de 2008, no ultimo ano de seu mandato, o Ministerio Publico Federal determinou o bloqueio dos seus bens, que somavam R$ 6 milhões, abrangendo contas bancárias, veículos e imóveis. Lembro de que houve pouco avanço neste período, seja em matéria social, política e muito menos cultural.

Em 12 de outubro de 2008, Jairo Jorge foi eleito prefeito de Canoas no segundo turno, com 52,63% dos votos válidos contra 47,37% de Jurandir Maciel, que na ocasião era vice-prefeito da cidade. O mandato de Jairo foi o primeiro mandato do PT no município.Com uma militância mais rica na política, Jairo Jorge começou mostrando o diferencial que o tinha levado a obter o cargo. Com passagem como ministro interino de Educação e a Pró-Reitoria da Ulbra, Jairo trazia um histórico para seu mandato. Cumpriu algumas das promessas de campanha, como acabar com o transbordo no transporte coletivo. Implantar o PAE – Programa de Apoio ao Estudante, que disponibilizava aos estudantes das escolas municipais uniformes, materiais escolares, e merenda saudável.

Jairo implantou na cidade, em seu primeiro governo, programas nacionais como o Minha Casa Minha Vida e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Fez um bom investimento no desenvolvimento da cultura local, dando apoio as mais diversas atividades e trazendo para a cidade eventos importantes como o Canoas Jazz Festival. Na sua gestão, acabou com alguns problemas crônicos da cidade como o dos valões a céu aberto. No transporte publico ainda deixa a desejar. Vai terminar seu mandato obtendo a maior aprovação entre os moradores da sua cidade. Mesmo com muitos questionamentos ao final do seu mandato, o desempenho de Jairo Jorge como prefeito é aprovado por 77,8% dos moradores de Canoas, contra 22,2% que não aprovam sua gestão.

Para Canoas decolar, de verdade, devemos olhar com atenção para a Câmara Municipal. Ali é onde se aprovam os projetos de interesse para a nossa comunidade, pois quando se aprova um projeto nomeando a cidade de Canoas como a cidade do xis é preocupante. Canoas, que tem um potencial humano enorme, com uma produção artística importante, não deve ser conhecida como A Cidade do Xis. Ali é que deve haver uma profunda reforma em seu quadro.

Outro dado muito importante é o sumiço das mulheres nos quadros do legislativo municipal. Precisamos de pessoas preparadas para o debate, para a oposição, pois seja qual for o resultado da eleição para prefeito, a composição da câmara é, com certeza, a mais importante. Precisamos de vereadores que não troquem sua posição por secretarias. Precisamos de pessoas engajadas em suas comunidades, que não pensem quanto vão ganhar quando se elegerem, e sim o quanto poderão dar de seu tempo e seu conhecimento em favor de quem os elegeu. O eleitor deve saber que nessa hora está exercendo a mais importante tarefa como cidadão: eleger os seus representantes. E assim deve pensar no coletivo, além de bandeiras partidárias. Não concorra a votar com ódio, a história nos ensina que, quando isso aconteceu, foram erros enormes no qual muitos pagaram com a vida. Ainda temos tempo pela frente para analisar os candidatos que concorreram ao pleito municipal.

Talvez este artigo tenha alguns erros, dados incorretos, mas estamos abertos a discussão, pois o debate é o único que aprofunda a nossa democracia. Abraços fraternos e um Feliz 2016.

Sair da versão mobile