Bruno Lara
Em novembro deste ano, a Nossa Senhora das Graças comemora 60 anos, mas a Capela da Paróquia São Luiz Gonzaga, que ficava no mesmo local, é ainda mais antiga. O Conêgo Pe. Engelberto Hartmann assumiu a estrutura com a missão de torná-la Paróquia. Em 31 de dezembro de 1955 completou sua missão, construindo o tempo que ficou por 41 anos. “Era uma capelinha pequena. Tudo muito pequeno. Devagarinho começou a se construir a igreja, depois o salão paroquial para ter a catequese, era tudo muito precário. Logo em seguida, veio a escola Espírito Santo, que ajudou muito na questão da educação, da formação, catequese, o próprio ensino religioso que foi maravilhoso para essa região”, destaca o atual padre, Flávio Steffen.
Nascido em 29 de outubro de 1967, em Bom princípio, Flávio chegou à Nossa Senhora das Graças (NSG) em fevereiro de 1996 como auxiliar. Com o falecimento de Conêgo, em agosto de 1997, foi nomeada pároco. “A paróquia vai fazer 60 anos e eu sou o segundo pároco. Em 60 anos a paróquia teve dois párocos, lembra”. Flávio lembra com carinho de Hartmann. “Eu ainda hoje estou colhendo muitos frutos do Conêgo Engelberto na questão de formação religiosa. Ele era muito sábio. Ele tinha isso como algo primordial dentro da comunidade”, recorda o padre. Conêgo tinha como lema sacerdotal “é preciso que Cristo reine”.
Segundo Flávio, sua segunda missa foi na NSG. “Depois ele ficou idoso e pediu um padre para ajudar ele e morar na paróquia. Então fui eu o escolhido. Inclusive, quando vim para cá, eu tinha uma semana de padre. A minha segunda missa eu rezei aqui. Quando vim para cá, no primeiro ano, o Conêgo ficou 132 dias no hospital. Era tudo comigo” rememora com carinho.
Abraçada pelo bairro que leva o seu nome, tem como as três principais festas o Tríduo Pascal, a Festa da Família no Natal e a Novena da Padroeira, que leva milhares a caminhar pelo município. “A procissão e a festa da padroeira, quando eu cheguei aqui, achava muito grande. Quando tinha 700, 800 almoços. Isso começou a ter uma proporção muito grande, cresceu muito. Hoje nós estamos em torno de 2 mil almoços no domingo da festa”, recorda o religioso, lembrando que neste ano o compromisso é ir além. “Este ano estamos tentando atingir em torno de 5 a 6 mil pessoas caminhando”, afirma lembrando que a novena deste ano vai de sexta-feira, 20, até o domingo, 29.
Mas a igreja está irreconhecível, afirma Steffen. “Quem vinha há 60 anos, se viesse hoje, não iria mais conhecer. Mas isso faz parte. O mundo caminha”, garante. E diferente do que alguns pensam, ela só cresce. “Estamos pensando em como acolher essas pessoas. Cada semana a gente percebe que tem gente nova”, comemora.
Em 2016 o padre terá um desafio novo. “Ano que vem, juntamente com o padre Juliano, que está hoje trabalhando na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, vai vir morar aqui e nós vamos assumir três paróquias. Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora do Caravaggio. Um desafio imenso e quero atender as três paróquias bem”, revela.
Para Steffen, o importante é acolher bem os fiéis. “Eu tenho isso muito presente. Servir com amor e alegria. Se colocar à disposição. Gastar a vida da gente para o bem do povo. Essa sempre foi a minha maior alegria”, completa.
Novena
Com o tema “Sessenta anos de uma linda história de fé e vida em Comunidade”, a novena em homenagem a padroeira da comunidade vai até o domingo, 29.
Dia: 20/11/2015 – Sexta-feira – 20h
Tema: A Igreja vive de Cristo, o filho de Maria.
Presidência: Pe. Darley José Kummer
Dia: 21/11/2015 – Sábado – 20h
Tema: A Igreja: lugar do encontro com Jesus Cristo.
Presidência: Pe. Juliano Heck
Dia: 22/11/2015 – Domingo – 20h
Tema: A Igreja: rosto da misericórdia e bondade de Deus.
Presidência: Pe. Pedro José Ritter
Dia: 23/11/2015 – Segunda-feira – 20h
Tema: A Igreja e o compromisso com a paz.
Presidência: Pe. Márcio Andrade da Silva
Dia: 24/11/2015 – Terça-feira – 20h
Tema: A Igreja em estado permanente de missão.
Presidência: Pe. José Inácio Steffen
Dia: 25/11/2015 – Quarta-feira – 20h
Tema: A Igreja: casa da iniciação à vida Cristã.
Presidência: Dom Leomar Antônio Brustolin
Dia: 26/11/2015 – Quinta-feira – 20h
Tema: A Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral.
Presidência: Fr. Luiz Sebastião Turra, OFMCap
Dia: 27/11/2015 – Sexta-feira – 20h
Tema: A Igreja e a vida de comunidade.
Presidência: Pe. Cirineu Furlaneto
Obs: Terço Luminoso
Dia: 28/11/2015 – Sábado – 20h
Tema: A Igreja a serviço da vida plena para todos.
Presidência: Pe. Clair Favreto
Dia: 29/11/2015 – Domingo
Programação do Dia da Festa da Padroeira: 60 anos
7h30min – Oração com as equipes de trabalho na Igreja.
8h30min – Início da procissão – Paróquia São Luís Gonzaga
9h45min – Chegada da procissão com momento especial.
10h – Missa Solene
Tema: Sessenta anos de uma linda história de fé e vida em comunidade.
Presidência: Dom Jaime Spengler
12h – Almoço –Churrasco e saladas
À tarde jogos e diversões
Fotos: Bruno Lara/OT