Embora nascido na década de 1990 nos Estados Unidos, a campanha Outubro Rosa só chegou ao Brasil em 2002. O primeiro ato para aderir a campanha se iniciava, no dia 2 de outubro, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado. A saga foi continuando, sobretudo em 2008, quando a Fortaleza da Barra (Santos-SP) e o Cristo Redentor (RJ) foram iluminados. Em Canoas, a campanha começou em 2009.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. “Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos”. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente. Nos homens, o câncer de próstata ainda é o que mais preocupa. São esperados 68.800 novos casos este ano, segundo estimativa do Inca em 2014.
Abertura oficial
O coral da ULBRATI anunciava a abertura oficial da campanha, na segunda-feira, 5, em frente a Prefeitura. A solenidade ocorreu após o término de uma caminhada da rua Siqueira Campos até o Paço Municipal que, segundo a Prefeitura, reuniu mais de 300 mulheres e diversas atrações artísticas.
A caminhada teve pequenas paradas para apresentação de uma coreografia das representantes da Liga Canoense de Combate ao Câncer. Ao chegar à Praça da Emancipação, o grupo participou do ato de abertura, com a presença do prefeito Jairo Jorge (PT), da vice Beth Colombo (PT), dos secretários municipais da Saúde, Marcelo Bósio; e de Projetos Especiais, Captação e Inovação e primeira dama, Thais Pena; a presidente do Comdim Miriam Chevarria; o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico (PT); e o representante da Câmara de Vereadores Ivo Fiorotti (PT). O outubro Rosa deste ano tem como lema “Mulheres de Canoas na Luta contra o câncer de mama”.
Mamografia
Ângela Calixto, secretária especial da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, destacou que 14 mil mortes de mulheres e 180 de homens por esta doença ocorreram no país no ano passado. “O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades”, comentou.
Programação
As atividades tiveram início no sábado, 3, e vão até o sábado, 31. Para maiores informações, está à disposição o telefone (51) 3463-5794 e o email coor.mulher.canoas@gmail.com. A organização do evento é da Coordenadoria de Políticas para as mulheres da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas.