Por 32 anos, Jurandir Pedro Bonacina esteve como parlamentar eleito pelo PMDB em Canoas. Natural de Arroio do Meio, presidiu o Legislativo em três oportunidades, em 1982, 1991 e 1992. Na sessão do dia primeiro de setembro, em grande expediente proposto pelo vereador Walmor Solano Herrmann (PDT), foi homenageado na Casa.
Em sua fala, Bonacina deu ênfase a importância dos familiares e amigos ao longo de sua trajetória política, mas também pessoal. Ele aproveitou para lembrar histórias vividas como representante no Legislativo com colegas de mandato. “Integrar o Legislativo é uma honra conferida a poucos e uma grande responsabilidade”, conclui.
Destacando que a iniciativa foi proposta como forma de reconhecimento por trabalhos relevantes prestados por Jurandir à cidade de Canoas, Dr. Walmir fez uma retrospecto da vida profissional e política do ex-colega, relembrando que Bonacina foi relator geral da atual Lei Orgânica Municipal. “Canoense de coração, Bonacina é exemplo de dedicação como homem público, sempre comprometido com a solução de problemas de toda a comunidade”, enfatizou Walmor.
Utilizando a bancada e falando em nome do PMDB, Ivo Lech destacou o caráter conciliador do companheiro de partido. Aloísio Bamberg (PPL) também fez uso da palavra para parabenizar o homenageado. “Sempre foi um grande exemplo na cidade”. O vereador Júlio Barbosa (PP), que assumiu no lugar de Celso Jancke (PP), elogiou Bonacina sobretudo pelo trabalho que desenvolvido na Câmara dos Vereadores.