Timoneiro

Nova Santa Rita: Vereadores denunciam destruição de patrimônio cultural

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Santa Rita

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Santa Rita

O galpão Olmiro Brandão foi demolido pela Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita. Os vereadores Danilo Barbudo (Solidariedade) e Renato Machado (PP), questionam a iniciativa. “É um galpão de bastante tempo onde periodicamente tem que ser feito reformas e assim era feito anteriormente. Encaminhamos pedidos então (em 2013) para o Corpo de Bombeiros para saber a situação, onde detectamos extintores vazios, não tinha projeto PPCI, e isso é documentado, tenho em mãos documentos que provam isso”, destaca Renato.
Segundo eles, uma escola também fora prejudicada pelo que chamaram de onda de demolições. “Era um arquivo do município com documentos dos servidores”, destacou. Segundo o parlamentar, “documentos, armários, tudo o que tinha dentro desse arquivo foi colocado as margens da escola fazenda num açude da Prefeitura”. O ministério público investiga o caso. “Nós já obtivemos o primeiro passo, onde o promotor acatou o nosso pedido”, conclui.

O que diz a Prefeitura

Foto: Divulgação Prefeitura de Nova Santa Rita

A Prefeitura informou que ambos vereadores compunham a comissão de Obras à época que foi encaminhado o pedido de desconstrução do galpão. Informou, também, que os resíduos “guardados e estão sendo utilizados pela Secretaria de Obras”. Afirmou que o novo projeto de um galpão de eventos foi discutido com a comunidade e aprovado pela Associação de Tradicionalistas de Nova Santa Rita no dia 8 de julho.
Sobre o prédio da antiga escola da década de 50, construída em madeira ao lado da antiga Prefeitura, informou que a mesma encontrava-se “totalmente destruído, sem qualquer condição de restauração, conforme avaliação técnica, e por isso, foi desconstruído e o local está em processo de revitalização”.

Sair da versão mobile