Timoneiro

Pedágio na av. Getúlio Vargas! Mas é por uma boa causa

_DSC2632

Na tarde de terça-feira, 28, a esquina da av. Getúlio Vargas com a rua Humaitá, no centro de Canoas, recebeu visitantes de Nova Santa Rita. Os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sovéu de Ouro estiveram na cidade para realizar um pedágio da invernada juvenil. A ação, que acontece todas as terças e quintas-feiras em sinaleiras diversas do município, tem como objetivo arrecadar dinheiro para a Juvenart, que ocorrerá em Santa Maria.

Julio Farias, 45 anos, lembra que os jovens irão até Santa Maria participar do evento. “Como nossas crianças vão para Santa Maria nos dias 7, 8 e 9 de agosto, representando a 12º região tradicionalista, organizamos pedágios, pois temos custos com alimentação, com roupas, cabelos, instrutor, coreógrafo, com hospedagem e transporte”. O investimento, no entanto, é por conta dos pais. “Isso tudo sai do bolso dos pais. A gente organiza pedágios em sinaleiras diversificadas da cidade para que, com isso, a gente arrecade alguma verba para amenizar um pouco o custo no bolso dos pais. Como Nova Santa Rita é muito pequena, temos que vir para onde está o fluxo, nas grandes cidades”, salienta.

O caçula Andrei, de 10 anos, é o atual campeão da sua categoria. Ele revelou que entrou no mundo tradicionalista por influência do pai, Julio. “O meu pai me levou”. Ariadny, também campeã em 2014, destacou a importância de ajudar nos custos. “Eu vejo isso como uma forma simples de ajudar os pais. A gente acaba juntos. O grupo vem e se une para conseguir”. A preocupação maior dos jovens, acompanhados de responsáveis na ação, é o custo da viagem. “É muito gasto, realmente”, admite Larissa Pereira, 16 anos. “Gastamos com roupas, sapatos, chapéus. Então é um jeito de amenizar os gastos para os nossos pais”, conclui.

A Juvenart recebe 60 CTGs do todo o estado, que devem demonstrar desenvoltura para 14 jurados que avaliam quesitos como dança, música e indumentária. Apenas 16 grupos se classificam para a final que será nos dias 7 e 9 de agosto deste ano.

Sair da versão mobile