São muitos os relatos de moradores dos bairros São Luis e Mato Grande de que a água invadiu suas ruas na última semana. Revoltos nas redes sociais, os moradores reclamam de matérias da grande imprensa do estado que poucos falaram da situação na cidade e, quando falaram, foi para usar de “exemplo contra os alagamentos”. Ao menos 40 pessoas passaram pelo ginásio da cidade em função das águas que invadiram o município, mesmo que a Prefeitura afirme que a situação está controlada. Para ajudar aos desabrigados e desalojados, Canoas e Nova Santa Rita estão com instalações específicas para o recebimento de donativos.
Doações em Canoas
Na rua Victor Barreto, esquina com a rua Angustura, próximo à Estação Mathias Velho, a Prefeitura de Canoas instalou uma central de doações para ajudar aqueles desabrigados pelas chuvas da última semana e que precisam de roupas, lençóis, cobertores, material de limpeza, água e colchões. A central funcionará 24 horas.
Através das redes sociais, o vereador José Carlos Patricio pediu solidariedade. “A hora agora é de SOLIDARIEDADE com estes cidadãos, que agora mais do que nunca precisam da compaixão do outro. Por este motivo, peço encarecidamente aos amigos que tiverem a possibilidade de doar, seja roupas, lençóis, cobertores, qualquer doação neste momento é bem-vinda!”, afirma. Para esclarecer dúvidas, o telefone é (051) 3476.2755
Em Nova Santa Rita
A Prefeitura de Nova Santa Rita pede doações de roupas e alimentos não perecíveis para serem encaminhadas para as famílias atingidas pelas enchentes na cidade, que podem ser feitas ao Movimento Assistencial de Nova Santa Rita (Mansari). As arrecadações são permanentes, e, neste ano, a necessidade maior é de roupas para crianças e alimentos.
“Sobre as roupas, na hora da doação devem-se ser observados alguns cuidados, como evitar roupas rasgadas, puídas, ou com sujeiras de difícil remoção pois, afinal, o donativo depois de higienizado, será entregue para outra pessoa, para que continue sendo usado”, orienta o órgão.
As doações podem ser realizadas no Mansari, na av. Santa Rita – 1195, bairro Centro, próximo ao terminal de ônibus. O contato pode ser feito pelo telefone (051) 3479.1213, aos cuidados de Rejane. O horário de atendimento para doações é das 8h15min às 16h45min e o horário para retirada é das 13h15min às 16h45min.