Na última quarta-feira, 1, o secretário especial da coordenadoria de políticas para igualdade racial, Sidiclei Mancy, assumiu a vaga deixada pelo vereador Dario da Silveira, licenciado para assumir o cargo de secretário municipal de Obras. Sidiclei fez juramento em cerimônia no Gabinete da Presidência e exaltou a atuação do prefeito, Jairo Jorge (PT), e disse que pretende fazer a diferença para a cidade juntamente com os demais colegas de Casa. “Espero que eu possa ser motivo de orgulho, principalmente para a minha mãe, minha grande companheira”, deu ênfase.
Paulo Ritter (PT), presidente da Câmara, destacou a atuação do suplente, líder comunitário e militante do Movimento Negro Brasileiro afirmando que sua presença do Legislativo será de “fundamental importância pelos valores e virtudes que ele representa”.
15 anos concorrendo
Em entrevista, Sidicley salientou que concorre desde 2000 a vaga na Casa, mas que sua trajetória começou muito antes, aos seis anos de idade, nas comunidades católicas de bairro da Vila Cerne, com uma família sempre envolvida em diversos movimentos. “É o reconhecimento de todo um trabalho que venho realizando”, afirmou.
Segundo ele, foi o negro mais votado da cidade em todas as eleições que participou, estando sempre entre os vinte concorrentes mais votados. O parlamentar pretende lutar pelos direitos humanos no período em que assumirá a cadeira. “Lutar pela questão dos direitos humanos, igualdade social, equidade. Meu trabalho é um trabalho para que todo ser humano tenha seus direitos, independente de suas diferenças. A missão é continuar contribuindo para as melhorias da cidade”, conclui.
Mudanças no Executivo
Dario da Silveira deixou o posto para assumir a vaga que era ocupada pelo companheiro de sigla, Alcy Paulo de Oliveira, o Cica. “Darei continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo secretário Cica”, salientou na tribuna da Câmara. Será a segunda participação de Dário no Executivo. Em 2010, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes. Cica, por sua vez, ficará 30 dias afastado e “voltará para trabalhar diretamente com o prefeito Jairo Jorge, no Gabinete”, informa o órgão.
Quem assume a Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial é Olivan Machado Cardoso, diretor da própria coordenadoria. A Subprefeitura da região Sudeste também terá alteração. Juliano Furquim, atual subprefeito, sairá por ser genro de Dario e poderia ser enquadrado na Lei de Nepotismo. Luciano Coronal, diretor da subprefeitura, assume interinamente.