Um projeto de autoria do vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB), que visa destinar um dia ou semana para reverenciar o “Xis-Burger”, foi protocolado na Câmara dos Vereadores de Canoas e foi assunto dos munícipes. O parlamentar argumenta que a intenção é fazer com que a Prefeitura fique responsável pela organização de eventos, encontros ou festivais em homenagem ao lanche que é símbolo do município em outras cidades da Região Metropolitana. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, há uma lancheria para cada 700 habitantes do município.
Santa Maria possui título desde 2011
O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), sugeriu o título a Câmara em junho de 2011, viabilizado através do Decreto nº 053, que regulamenta os lanches rápidos. O Executivo trabalhou na capacitação do serviço e os empreendedores arcaram com os custos de remodelação dos equipamentos. César afirma que desconhecia tal título.
Entre as melhorias planejou-se a unificação do horário de funcionamento, a localização e layout dos equipamentos nas vias públicas, cardápios trilingues e uniformes padronizados. Os atendentes receberam curso de capacitação de atendimento ao visitante e aos empreendedores e colaboradores, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos com periodicidade.
Despertar a economia
Em entrevista, o vereador natural de Canoas explica que a ideia surgiu enquanto participava em um evento na capital gaúcha, Porto Alegre, onde se deparou com uma reportagem, veiculada em uma revista, que lhe chamou atenção por todos considerarem Canoas como uma cidade do Xis. “Isso nos despertou. Então conversamos com diversos proprietários, empresários e comerciantes”, argumentou mostrando que a ideia principal é prestigiar o comércio do local através do fomento gastronômico.
Como retorno, o parlamentar espera uma movimentação na economia noturna da cidade. “Movimentar a economia, fazer com que os estabelecimentos melhorem seu atendimento, prestar um serviço de qualidade, gerar empregos. As pessoas reclamam, mas vão a festivais em Porto Alegre. É uma tentativa de fazer com que as pessoas permaneçam na cidade”, explica.
A respeito das polêmicas geradas na internet e alguns sites, viralizando o assunto como paródia, o parlamentar comentou que “está interessante. Os vereadores estão avaliando, esperamos que venha a ser aceito com bons olhos pelo Prefeito Municipal e que ele venha a ter, com isso, uma possibilidade de movimentar a cidade”, conclui.