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Canoas faz 76º aniversário em meio à crise histórica

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Texto e fotos por Bruno Lara

Busto Fioravante Milanez. Foto: Bruno Lara/OT

Busto Fioravante Milanez. Foto: Bruno Lara

Emancipado em 27 de junho de 1939 pelo Decreto Estadual de número 7839, o município foi instalado em 15 de janeiro de 1940, data homenageada na principal rua do centro da cidade. No período, Edgar Braga da Fontoura se concretizou como primeiro Prefeito, responsável pela população de 40.128 habitantes.
Pertencente a região metropolitana de Porto Alegre é sede de grandes empreendimentos nacionais e internacionais, principalmente no que se refere aos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico. Passando 1945 recebemos em nossas terras a Base Militar da quinta zona aérea (V COMAR) e a refinaria Alberto Pasqualini (REFAP).
Canoas também é o primeiro colégio eleitoral do Estado com 210.646 eleitores e a quarta mais populosa com 338.531 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013.
Atualmente apresenta potencial econômico de consumo de R$ 6,1 bilhões, o quinto no Estado, oriundo, basicamente, da indústria, do comércio, de serviços e de matéria prima, conquistando o segundo lugar no Produto Interno Bruto do Rio Grande do Sul.

Praça do Avião. Foto: Bruno Lara/OT

Praça do Avião. Foto: Bruno Lara

Suas próprias origens
Banhada pelo rio dos sinos e quatro arroios: Araçá, Brigadeira, das Garças e Sapucaia, Canoas era originalmente habitada por índios tapes até a chegada de Francisco Pinto Bandeira em 1725. Em 1733 Pinto Bandeira criava a Fazenda Guajuviras, onde hoje se encontra o bairro Estância Velha. Rafael Pinto Badeira, seu filho, herdou as terras e sua mulher, a Brigadeira Josefa Eufália de Azevedo, ficou de posse da fazenda que teve suas terras repartidas e vendidas.

Crescimento rápido

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Foto: Bruno Lara/OT

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Foto: Bruno Lara/OT

O ano de 1871 divide a história em antes de depois da estrada de ferro que ligaria São Leopoldo a Porto Alegre. Três anos depois, a primeira estação era inaugurada onde hoje está Canoas, mesmo que ainda pertencente aos municípios de Gravataí e São Sebastião do Caí. Em 1908 ganhou o status de Capela Curada em função da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga no mesmo período da chegada dos irmãos Lassalistas e sua escola agrícola.
Somente trinta anos depois se concretizou a chegada do Comando Aéreo Regional e o processo de emancipação liderado por Victor Hugo Ludwig, entregue ao interventor federal do estado, general Flores da Cunha. O processo caminhou muito mais rápido após a influência militar e política aumentar. Então, no ano de 1937, a área foi elevada a vila e um ano depois reconhecida como cidade. Os anos setenta marcaram um crescimento agressivo no que se refere a economia e a população (ver matéria da página 10).
Somente em 2015, o município planeja o gasto de R$ 12 milhões com publicidade, o que já foi matéria em O Timoneiro de edições passadas. Nesta edição, percorremos alguns pontos críticos que não aparecem na publicidade institucional veiculadas nas grandes mídias do país. Embora o governo alegue um crescimento em cultura e a preservação de patrimônios públicos, a realidade é outra.

Cultura (im)preservada

Monumento Origens. Símbolo de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

Monumento Origens. Símbolo de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

Embora a conquista seja bonita a atual realidade é de perda da história. O brasão da cidade foi elaborado por João Palma da Silva em 1963 e apresenta uma canoa em sua parte superior. O símbolo da cidade, no entanto, cada vez mais tem sido o F-8 inglês doado pela Aeronáutica, fixado as margens da BR-116 em 1968. As Canoas, confeccionas em Timbaúva, que dão origem ao povoado de Capão das Canoas, no entanto, vive dias de esquecimento e abandono.
A Fundação Cultural, situada na Antiga Estação Férrea, é conhecida por quase todos os munícipes do lado de fora, mas poucos a conhecem por dentro. Sua fachada exibe pichações que podemos, em amplo sentido, caracterizar como uma cicatriz no rosto da cidade, exposto de forma contemporânea.

Antiga Estação Férrea de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

Antiga Estação Férrea de Canoas. Foto: Bruno Lara/OT

O busto em homenagem a Fioravante Milanez (Foto no início da matéria) ostenta manchas brancas, também alvo de pichação. Ao seu lado, o Monumento Origens, considerado símbolo oficial, está sujo e sem nenhum cuidado. Ambos foram feitos pelo artista plástico e militar da Base Aérea aposentado, Vinício Cassiano.
Quem passa pela Avenida Vitor Barreto, hoje transitável apenas no sentido Porto Alegre-Esteio e observa ao alto a placa de sinalização na cor marrom com o indicativo de Casa Wittrock se surpreende ao virar na Rua Domingos Martins e vê-la escondida entre contêineres de lixo. Os muros descascados revelam a paisagem que se espera quem a visitar. Além de estar para alugar, com grama alta e com lixo cirúrgico no busto do Major Ernesto Wittrock, a Casa adota lixo atrás de sua cerca de madeira aparentemente reformada há pouco.
A Casa dos Rosa (foto abaixo), arquitetura mártir da história canoense, erguida em 1874, é considerada a mais antiga da cidade. Com área de 12.872,40 m², situada em frente a Antiga Estação Férrea, é tombado como patrimônio público histórico municipal. Na terça-feira, 10 de setembro 2013, em evento na Casa, com a presença da Superintendente de Patrimônio da União da Região Sul, de secretários, coordenadores e diretores municipais, o prefeito reeleito Jairo Jorge (PT) concedeu a estrutura ao governo federal com o intuito de usá-la como memorial em homenagem a Alberto Pasqualini, nome da estação de refino da Petrobras que aqui se hospeda.

Casa dos Rosa. Foto: Bruno Lara/OT

Casa dos Rosa. Foto: Bruno Lara/OT

Porém, nem tudo é terra arrasada. Sob a responsabilidade da Corsan as Taças escondidas na rua 15 de janeiro, no centro da cidade, proporcionam um espetáculo aos que contam com o privilégio de parar embaixo da perfeita simetria no encontro das quatro grandes estruturas que abastecem boa parte do município. Nem todos sabem, também, mas na Avenida do Nazário, um castelo dá charme em frente a construção do loteamento São João, mostrando a dualidade entre o medieval e o contemporâneo.

Instituições sem cuidados

Pórtico do Território de Paz, Guajuviras

Pórtico do Território de Paz, Guajuviras

O letreiro do bairro Guajuviras, doado pela multinacional Wal-Mart, que marca o início do Território de Paz, está depredado, sujo, quebrado e não representa mais a conquista histórica dos moradores da invasão que a duras penas conquistaram seu espaço. Espaço esse que hoje pulsa como o coração da cidade, muito mais que o centro em alguns dias e horários.
Os hospitais estão sufocados. O Nossa Senhora das Graças (HNSG) demite as centenas e recebe denúncias semanalmente. O letreiro do Hospital de Pronto Socorro (HPSC), inaugurado em 2005 que leva o nome do deputado Nelson Marchezan – desde setembro de 2010 administrado pelo grupo Mãe de Deus – presta um desserviço de informação por estar corroído.

Progresso comprometido

Parada no "Elo Perdido". Foto: Bruno Lara

Parada no “Elo Perdido”. Foto: Bruno Lara

Os trilhos sempre foram sinônimo de progresso. No trecho onde cruza a Rua República, próximo a Rua Califórnia, no Central Park, encontra apenas um aglomerado de lixo. Basta ir um pouco mais além na mesma rua, pouco abaixo da Avenida Guilherme Schell e adentrar no chamado Elo Perdido. Ou “lá no valão” como alguns moradores precisam se basear. Para desgosto dos moradores é a área mais próxima da recém inaugurada BR-448 e da Arena do Grêmio.

O desenvolvimento parece ainda não ter olhado para lá. Quem transita pela Avenida Irineu Carvalho Braga pensa estar em outra cidade que não aquela das propagandas do horário nobre. As paradas laranja que já consideramos obsoletas e ultrapassadas, ainda nem chegaram. O mato continua alto. Uma corrente de água que abastece o rio Jacuí passa por lá sujo, poluído, nada preservado.

Taças da Corsan. Foto: Bruno Lara/OT

O encontro das Taças da Corsan. Foto: Bruno Lara/OT

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Sorteio do Minha Casa, Minha Vida contempla 250 famílias. Confira lista.

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Foto: Jhennifer Wolleng

Com transmissão ao vivo pela internet, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou nesta quarta-feira (16) o sorteio do programa Minha Casa, Minha Vida. No auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura, foram contempladas 250 famílias, que irão morar nos Residenciais Pistoia e Santa Fé, no bairro Rio Branco. Também foram sorteados os candidatos suplentes.

Os dois complexos habitacionais estão em fase de construção, com previsão de entrega dos imóveis para setembro deste ano. Antes de ocupar o imóvel em definitivo, os contemplados passarão pelo processo de análise documental na Caixa Econômica Federal e pelo trabalho técnico-social da Prefeitura, que promove um processo de adaptação das famílias à nova moradia.

Confira aqui a lista dos sorteados

Ao todo, os Residenciais Pistoia e Santa Fé oferecem 500 unidades habitacionais. A outra metade das famílias que irá morar no local será reassentada, já que ocupavam anteriormente invasões que foram alvo de reintegração de posse pelo município.

Nesta quarta-feira, participaram do sorteio os cidadãos que realizaram o recadastramento. Enquadram-se nos critérios nacionais famílias residentes em áreas de risco, insalubres ou que tenham sido desabrigadas, comprovado por declaração do ente público; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovado por autodeclaração; e famílias das quais faça(m) parte pessoa(s) com deficiência, comprovado com a apresentação de atestado médico.

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Assembleia de Deus comemora 80 anos de fundação em Canoas

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A igreja Assembleia de Deus, de Canoas, comemora uma marco importante na cidade. O Jubileu de Carvalho da entidade ocorre nesta sexta-feira, 18 de agosto, e terá programação intensa de comemorações. O pastor Edegar Machado, líder da igreja no município há mais de 30 anos, recebeu a reportagem de O Timoneiro para falar acerca da programação das celebrações e sobre a atuação na cidade.

Tamanho

A importância da Assembleia de Deus, de Canoas, é contada também em números. A instituição, de acordo com Edegar, abrange atualmente 16 mil membros e conta com 88 igrejas na cidade. “A igreja se expandiu através do trabalho missionário e atua em diversos ponto do mundo”, conta Edegar.

Visão Social

O pastor destaca a visão social da instituição: “Não temos somente o trabalho espiritual, mas cuidamos do lado social. Eu considero isso como a outra mão da igreja. Nós temos o lado humano, que é alcançar as pessoas em suas necessidades”, comenta. O trabalho realizado abrange especialmente o cuidado de crianças. Edegar ainda citou projetos como escolas artesanais, que ajudam no desenvolvimento de trabalhos comunitários, além de postos de distribuição de sopa vinculados à Associação Beneficente Lar Esperança de Canoas , onde são atendidas cerca de mil crianças por semana.

Programação

A igreja promove cultos de celebração na sexta-feira, 19, até domingo, 20, no templo central da Assembleia de Deus, no bairro Mathias Velho. No domingo, a partir das 9 horas, ocorre concentração na praça Antonio Beló, na Rua Dr. Barcelos, onde será inaugurado um monumento em homenagem aos 80 anos da igreja. Após, são esperadas quatro mil pessoas para uma caminhada até o templo central da instituição, onde ocorrerá culto de graças.

História

Por determinação do pastorado da Igreja em Porto Alegre, o evangelista Amaro dos Santos foi designado, em 1937, para cuidar do trabalho da instituição em Canoas. Os primeiros cultos ocorreram no bairro Niterói. Ficou marcado na história da igreja um grande culto, realizado junto a uma figueira localizada nas proximidades da casa de André Lemos, em 18 de agosto de 1937. O local permanece com a figueira até hoje e, por conta disso, foi escolhido como local para a homenagem aos 80 anos da instituição.

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Canoense tem 94 anos de futebol, mídia, direção e simplicidade

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Marcelo Grisa

Hélio Ferreira da Silva nasceu em 1º de outubro de 1923. Filho de empregados na fazenda do estancieiro Victor Barreto, o motorista aposentado viu a história do século XX como poucos canoenses puderam. Hélio hoje mora com os sobrinhos Júlio Ragazzon e Raquel Araújo. E esta é sua história.

O futebol e a guerra

No começo de 1932, Hélio observava o nascimento do Sport Club Oriente, um dos mais tradicionais de Canoas. Alguns anos depois, jogou no time e virou craque. Como atacante central, marcava muitos gols.

A incipiente trajetória de Hélio Ferreira no futebol incluiu passagens pelo Canoense e até mesmo no Grêmio. Entretanto, uma grave lesão o afastou em definitivo dos gramados. Uma “pisada” deixou como lembrança um esmagamento logo acima do joelho. “Eu até poderia jogar, mas nunca mais fui. Deu muito medo”, explica.
“Às vezes eu ainda sonho com as mulheres da arquibancada me chamando. Parece que me vejo jogando de novo”, admite. Mas a vida ainda tinha reservado muito mais para o canoense de fala fácil e sorriso alegre.

Nesta época, o canoense já estava na Aeronáutica. Começava a Segunda Guerra Mundial, e todos no quartel ficavam de prontidão, recebendo apenas um dia de folga por semana. “Eu ficava em casa de farda. Se a sirene tocasse, tínhamos meia hora para nos apresentar”, lembra.

Hélio Ferreira da Silva, entretanto, nunca veria os fronts da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. Há poucos dias de ser embarcado para o campo de batalha, chegava o mês setembro de 1945. A guerra acaba.

Hélio “Caldas” e Ernesto Geisel

Mesmo antes, durante e depois da guerra, a vivência nas Forças Armadas proporcionou o que seria uma de suas maiores paixões: os carros. Depois de sete anos, saiu da Aeronáutica e tornou-se motorista particular. Acabou por trabalhar 40 anos de sua vida para a Companhia Jornalística Caldas Júnior, dona do jornal Correio do Povo, como motorista da família de Breno Caldas. Por muito tempo, sua família morou na propriedade da família Caldas no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

Recentemente, Hélio visitou os netos de Breno, que o chamaram de “Hélio Caldas”, tamanha fora sua contribuição para a família.
Mas as mais histórias das quais Hélio mais se lembra são aquelas que envolviam os governos da ditadura militar. Primeiro, quando o golpe era dado, em 1º de abril de 1964, Breno Caldas pediu ao motorista que buscasse suas filhas na Rua Coronel Bordini, no bairro Auxiliadora, e as trouxesse ao Belém Novo. Recebeu uma arma, e deveria impedir, depois de todos em casa, que qualquer um entrasse na propriedade. Tendo que lidar com militares às portas do terreno, Hélio deixou-os entrar, mas cuidou cada movimento deles. Depois de uma medição no terreno – o que acontecia no local com frequência – eles foram embora sem maiores percalços.

Em outra oportunidade, em razão do aniversário de Breno Caldas, o presidente Ernesto Geisel, também gaúcho, veio até a fazenda para parabenizá-lo. Hélio teve que esconder um papagaio, que era ilegal, da vista do mandatário. Como um dos genros do patrão acabou por entregar a existência da ave, Geisel exigiu vê-la.
O que se sucedeu, entretanto, tranquilizou a todos. Ao ver o papagaio, que havia sido ensinado a falar muitos palavrões, o presidente desatou-se a rir mesmo sendo xingado pelo bicho.

Cuidado com o caminhão

Ao aposentar-se, Breno Caldas queria que Hélio continuasse trabalhando para ele, mesmo que não mais tendo carteira assinada por sua companhia. Não era bem sua ideia: eram os anos finais da Caldas Júnior antes de sua venda, e o motorista tinha o sonho de ter um caminhão e trabalhar com entregas.

Acabou recebendo a chave de um veículo à sua escolha entre 18 que estavam na garagem da propriedade, escondidos dos credores. “Breno puxou um bolo de chaves do bolso e disse: ‘Escolhe uma. Pode pegar.’ Mais tarde fui lá e escolhi um caminhão.”

Graças à rápida passagem da titularidade dos documentos, Hélio pode ficar com o veículo até poucos anos atrás, quando parou de dirigir. “Não quero me gabar, mas nunca causei nenhum acidente. Com a idade, preferi pedir para o Júlio aqui me levar nos lugares. Não é agora que eu vou ter um solavanco e acabar machucando alguém”, preocupa-se.

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