Localizado no bairro Igara, mais precisamente na Avenida Araguaia, número 1.151, situa-se um dos centros esportivos mais importantes da cidade: O Centro Olímpico Municipal, inaugurado em 1980.
A Prefeitura está divulgando reformas na estrutura que será entregue na manhã de quinta-feira, 25. Porém, os reparos foram eleitos no Orçamento Participativo (OP) de 2010. Mesmo com a necessidade apontada durante anos, a espera de metade de uma década foi necessária para a conclusão dos reparos no Centro.
Com capacidade para 700 pessoas, o objetivo é receber no Centro Olímpico eventos de grande expressão. Segundo o secretário municipal de esporte e lazer, Edimilson Tresoldi, este é o único espaço público capaz de receber grandes eventos. “Em Canoas, fora o Ginásio da Ulbra, que está fechado, só o ginásio do Centro Olímpico é que tem tamanho e estrutura para receber entre 600 e 700 pessoas, com toda a acessibilidade e um grande número de saídas. Já estamos em tratativas para trazer competições como o Campeonato Estadual de Basquete e uma competição de muay thai”, afirma.
A informação da administração municipal é que o piso da quadra poliesportiva, os vestiários e os banheiros foram reformados. O telhado também foi trocado, e a iluminação, a rede elétrica e as arquibancadas receberam melhorias. Do lado de fora, as quatro quadras poliesportivas externas também foram reparadas.
O custo da obra foi de R$ 1,2 milhão, investidos na reforma com recursos oriundos dos cofres do município e da Cooperação Andina de Fomento (CAF).