Timoneiro

Sete canoenses recebem a Medalha Pinto Bandeira

Medalha Pinto Bandeira. Foto: Bruno Lara/OT

Medalha Pinto Bandeira. Foto: Bruno Lara/OT

Na tarde da última segunda-feira, 22, a Prefeitura de Canoas entregou a Medalha Pinto Bandeira na Praça da Emancipação. A medalha, que é concedida desde 1981, é a mais alta honraria do município. Destinada para personalidades que prestaram relevantes serviços em favor da pessoa humana.

A honraria foi entregue este ano para Arlindo Bianchini, sócio-fundador da Bianchini S/A, empresa que se instalou em Canoas a partir de 1975. Também para Valdir Dalla’gnol, educador e idealizador da Feira do Livro do Bairro Niterói, ex-vereador e secretário de Educação em Canoas. Para Maria de Moura Horos, personalidade da vida social de Canoas desde o final dos anos 60. O juiz classista aposentado, membro ativo da comunidade de Guajuviras e conselheiro do Meio Ambiente, Helio Gomes também foi agraciado. João Adolfo Oderich, engenheiro da Petrobras e presidente da Refinaria Alberto Pasqualini. O coronel da reserva da Aeronáutica, Avelino Iost, importante nome dentro da chamada Legalidade, episódio da defesa da democracia em 1961 e Eduardo Antpack (in memorian), advogado, titular do Primeiro Cartório de Notas de Canoas de 1966 até seu falecimento, ocorrido em maio último, cuja medalha foi recebida por seu filho Rafael Antpack.

Em entrevista, Rafael Antpack, 34 anos, Tabelião Substituto do pai no primeiro tabelionato de Canoas, recebeu homenagem póstuma do sempre lembrado Eduardo pela contribuição na cidade. “Uma emoção muito grande estar recebendo esta homenagem no lugar do meu pai”, afirmou.

Homenageados com a Medalha Pinto Bandeira 2015. Foto: Bruno Lara/OT

Sair da versão mobile