Timoneiro

31º Feira do Livro de Canoas tem início em meio as obras

Feira do Livro de Canoas começa em meio as obras da Praça - Foto: Bruno Lara/OT

Feira do Livro de Canoas começa em meio as obras da Praça – Foto: Bruno Lara/OT

Mesmo com as obras do calçadão e da rampa que dá acesso a Praça em obras, a Prefeitura deu início a sua 31º Feira do Livro. A mesma começou no sábado, 13, e tem programação até 27 de junho. O evento, que acontece na Praça da Bandeira, tem como tema “26 Letras e infinitas histórias. Literatura é inovação”. A escritora canoense Moema Cavalcante é a patrona da feira que homenageia Luis Fernando Veríssimo.

O romancista cubano Leonardo Padura é uma das atrações mais divulgadas. O mesmo fará sessão de autógrafo no dia 26 de junho no Auditório da Praça da Bandeira, a partir das 20h30. Estão confirmadas, também, as presenças de Frei Betto, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Alice Ruiz, Estrela Leminski, Luciana Sandroni, Luisa Geisler e Luis Fernando Verissimo, além de destacados nomes da literatura gaúcha e canoense. Esteio, que mantém algumas parcerias na área de incentivo à leitura, será a cidade homenageada desta edição.

Estrutura da Feira

Ao todo serão 30 bancas para comércio de livros, representando cerca de 60 editoras, com espaços onde serão desenvolvidas as atividades culturais na Praça da Bandeira. No Auditório Luis Fernando Veríssimo haverá encontros com escritores, palestras e debates, como as mediações entre Frei Betto e Leonardo Padura, e Heloisa Seixas e Ruy Castro. No espaço infantil SESC haverá momentos de interação com crianças para contar histórias através de leitura e teatro com capacidade para 100 lugares.

Sarau Literário

O Café Literário realizará saraus, lançamentos, sessões de autógrafos e comercialização de livros com uma capacidade de 70 lugares. A Prefeitura promete fazer a doação de três mil bônus-livros no valor unitário de R$ 20,00 para as crianças da rede municipal de ensino, totalizando R$ 60 mil em bônus.

São parceiros da Feira, a Câmara Rio Grandense do Livro (CRL), Casa do Poeta de Canoas, Associação Canoense de Escritores (ACE), SESC, Associação Gaúcha de Escritores (AGES), UNILASALLE, ULBRA, UNIRITTER, Clube dos Editores do Rio Grande do Sul, Programa de Incentivo à Cultura de Canoas, PROLER, Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas. O patrocínio é do Banrisul, Petrobras, Governo Federal, Corsan e Zaffari.

Foto: Bruno Lara/OT

 

Sair da versão mobile