A Associação dos Servidores Municipais de Canoas completa 53 anos de existência em 2015. A ASMC destaca-se dentre muitas entidades representativas da cidade devido à sua potência nas facilidades junto a empresas conveniadas e às facilidades de que ela própria dispõe a seus associados. Hoje, são mais de 2300 empresas conveniadas, oferecendo descontos e vantagens aos cerca de 3 mil funcionários públicos da Associação. O presidente, Firmo Farias, no cargo desde 2001, destaca que o principal valor que norteia a Associação é a qualidade dos serviços prestados.
Farias, que tem extensa atuação na ASMC desde a década de 80, reconstruiu a entidade depois de uma fase difícil ao assumir a presidência pela primeira vez, na gestão 1995-1997. “Quando assumi, tínhamos 420 associados, e muitos convênios haviam sido extintos. Só tinham restado 35 empresas conveniadas. Ao final do meu mandato tínhamos 1200 associados e 350 empresas conveniadas”, lembrou. O sucesso fez com que participasse das diretorias seguintes, sendo depois reconduzido ao cargo onde permanece até hoje.
História
O começo da luta pelo atendimento dos anseios dos municipários de Canoas começou ainda em 1961. Na época, a motivação principal era obter assistência médica aos servidores, o que não existia. As tratativas e estudos resultaram numa primeira ata, composta no dia 12 de junho de 1962, que marcou a fundação da ASMC. Foram 31 funcionários a assinarem a primeira ata.
Estes princípio de atendimento social acabaram por nortear a atuação da entidade desde a sua criação, como bem lembra o presidente Firmo Farias. “Existiu a possibilidade de transformarmos a ASMC em um sindicato, mas a Associação criou o Sindicato dos Municipários de Canoas. Entendo que foi um acerto, já que desta forma a ASMC pode continuar com seu trabalho de origem”, explicou.
Conquistas
O trabalho continuado da Associação não somente aumentou os quadros de conveniados e servidores, mas também o reconhecimento da sociedade e a construção de um amplo patrimônio.
A sede social da ASMC está localizada no Centro de Canoas, na rua Brasil, nº 1000, e tem mais de 14 mil m²,. Além do Salão Social, com mais de 800 m², oferece um ginásio de esportes, um CTG (o Morada dos Guapos), um campo de futebol, uma cancha de bocha, estacionamento com 80 vagas, vestiários, quiosques e até um poço artesiano, do qual os associados podem retirar até 40 litros de água tratada pra consumo por semana. Nesta sede também são oferecidos serviços como escolhinha de futebol, o Clube de Mães e um grupo de terceira idade.
Na sede campestre, em Nova Santa Rita, há lagos, piscinas semiolímpicas, canchas para diversos esportes, área de acampamento, um espaço com mata nativa (incluindo um arroio), 18 churrasqueiras, estacionamento com 600 vagas, salão social, lancheria, criação de patos e gansos e a plantação de milho, abóbora, melancia, melão e hortaliças.
Há ainda um Camping, localizado na praia de Cidreira, com área de 4.500 m², incluindo dez cabanas de dois pisos preparadas para receber veranistas, um galpão comunitário, espaço para 200 barracas, playgournd, cancha de vôlei, banheiros e estacionamento para 12 automóveis.