Timoneiro

Vereador Juares Hoy sai da base do governo e se lança candidato a prefeito

Bruno Lara

Juares Hoy/Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Canoas

Juares Hoy/Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Canoas

Durante esta semana, o vereador Juares Hoy divulgou nota e se auto declarou candidato ao Executivo municipal pelo seu partido, o PDT. O presidente municipal da sigla, Lademir Silveira, manifestou-se no dia seguinte sobre a nota do vereador afirmando que o PDT continua na base governista e que já há entendimento do diretório de seguir na aliança. Lademir afirma que a aliança só será tratada em setembro, após escolha da executiva, que ocorrerá no dia 13 de junho.
Os vereadores Dario da Silveira e Walmor Solano Herrmann, ambos também do PDT, aproveitaram o espaço destinado às Comunicações de Liderança para comentar entrevista concedida pelo colega do bancada, Juares Hoy, em que afirmava ser candidato a prefeito de Canoas nas próximas eleições. Dario ressaltou que o posicionamento representava a opinião pessoal de Hoy, não o posicionamento oficial do partido. Disse que não houve qualquer decisão nesse sentido e reforçou que o PDT segue na base do governo do prefeito Jairo Jorge (PT). Dr. Walmor enfatizou que sua posição era de coerência e de fidelidade ao partido. Ambos afirmaram que seus nomes também estão à disposição do PDT para concorrer a prefeito. Após as declarações dos colegas de bancada, Juares Hoy defendeu a alternância do poder e o lançamento de candidatura própria do partido no município.

O foco é a segurança pública
Em entrevista, Juares informou que colocou seu nome à disposição por entender que chegou a hora do PDT. “Há um anseio da sociedade que o PDT lance o seu candidato. É o momento do PDT ter candidatura. O último candidato foi o Lagranha. Acho que agora chegou o momento depois de mais de 20 anos sem candidatura própria”, conclui o parlamentar informando que o seu é o único nome disponível. “Convicção minha, como cidadão, que os demais que colocaram seu nome à disposição, na hora, não se lançam”, salienta.
Hoy, em entrevista por telefone, afirmou que sua plataforma para a prefeitura é voltada para a segurança pública. “O município tem que olhar de forma muito mais forte para a segurança pública. Assim como a saúde caminhou para o sistema único no município, a segurança é a mesma coisa. O estado da primeira e da segunda DP (Delegacia de Polícia) não tem as mínimas condições. A cidade que arrecada o que arrecada tem que olhar mais para a segurança púbica”, conclui. O parlamentar afirmou que não votará mais com o partido, mas sim, com suas próprias convicções.

Banrisul Cartões
O presidente Paulo Ritter (PT) assinou, na terça-feira, 19, contrato com o Banrisul Cartões SA, empresa que ficará responsável pelo fornecimento do Cartão Alimentação aos servidores e estagiários da Câmara. O valor do auxílio foi fixado em R$ 616 mensais para servidores e R$ 308 para estagiários. A cesta básica mensal continuará sendo distribuída para os inativos e pensionistas.
Durante a sessão ordinária no mesmo dia, o vereador Juares Hoy aprovou moção de apoio à convocação imediata e nomeação dos 661 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil, realizado em 2013, e a realização de novos concursos para preenchimento das vagas na área da Segurança Pública.
Também adiantou que votará contrário ao projeto que trata do financiamento do Banrisul para o pagamento do 13º salário do funcionalismo. Segundo ele, a necessidade de adotar essa medida por parte do município não ficou clara. Sobre a manifestação de Juares Hoy contrária ao projeto do Executivo que trata do empréstimo ao Banrisul, o líder do governo na Câmara, Ivo Fiorotti (PT), declarou que o Prefeito tem tomado medidas responsáveis na administração das finanças do município. “Trata-se de um problema pontual que precisa ser resolvido”, argumentou.

Sair da versão mobile