Timoneiro

CABIDE: Ex-chefe de gabinete de Tarso assume Controladoria

O novo controlador-geral do município de Canoas, Ricardo Zamora, assumiu o posto na sexta-feira, 24, por volta das 14 horas. Junto com ele, Tatiana Carpter ficou como adjunta na pasta. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação recebeu como seu titular Guilherme Ortiz e como adjunto a chefia do gabinete do Prefeito, Paulo Ricardo Accinelli.
A Prefeitura noticiou em seu portal online que o advogado Zamora foi chefe de gabinete do ex-governador Tarso Genro (PT) e, também, chefe de gabinete da Controladoria Geral da União (CGU), na gestão do Ministro Waldir Pires, também petista. Zamora é diretamente envolvido com o partido dos trabalhadores e forte articulador da sigla a nível estadual. A credibilidade do novo secretario chegou abalada, uma vez que muitos acreditam que a vinda do novo controlador-geral significa a acomodação de cargos perdidos na eleição de outubro de 2014, com a vitória de José Ivo Sartori (PMDB).
Tatiana Carper, que ocupava o posto anteriormente, ajudou na desmoralização pública do cargo por defender ferrenhamente todos os atos do prefeito Jairo Jorge (PT), quando uma das primeiras atribuições de um Controlador-Geral Municipal (CGM) é exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e das entidades públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de subvenções e renúncia de receitas.

Jairo Jorge e Ricardo Zamora

Jairo Jorge e Ricardo Zamora

Sair da versão mobile