Política
Ativistas denunciam agressão do deputado Nelsinho Metalúrgico
Vetado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (CCJ) na terça-feira, 28 de abril deste ano, o projeto de autoria da deputada Regina Becker Fortunati (PDT) virou polêmica em todo o Estado. A proposta da legisladora, conhecida por defender o direito animal, revoltou os líderes das religiões de matriz africana. Segundo ela, o sacrifício não se justifica “porque a humanidade cada vez se empenha mais na proteção dos animais e do ambiente”, fazendo referência a outros rituais instintos como a oferenda de virgens apunhaladas em altares.
A ativista Ana Paula Tassinari, presente no evento, relatou a equipe de O Timoneiro que, abraçado ao vereador Paulinho de Odé (PT), após manifestar-se pela inconstitucionalidade do projeto, o deputado petista Nelson Luiz da Silva, o Nelsinho Metalúrgico (PT), ex-vereador de Canoas, mesmo sem integrar a CCJ, dirigiu-se às cuidadoras chamando-as de ignorantes e argumentando que estes animais não eram “usados para nada”.
Lembra ainda que os que acompanhavam o vereador canoense a agrediram com palavras de baixo calão. Segundo ela, o deputado se dirigiu aos manifestantes dizendo que os mesmos são “ignorantes e desinformados”. A ativista relata que os integrantes de religiões africanas presentes no plenário fizeram uma corrente para tentar ingressar na Assembleia Legislativa (AL). Ana Paula Tassinari diz ter um bom relacionamento com religiosos, mas que isso não evitou os xingamentos de pessoas que usavam camisetas de Paulinho de Odé. Em certo ponto, Rodrigo Vieira, um amigo de Ana, precisou interferir para defendê-la, pois estes queriam pular a grade. Além disso, chamou o presidente da Afrobras que, segundo ela, disse não concordar com a postura dos religiosos.
Contraponto
Em nota, o deputado Nelsinho reiterou sua posição de respeito aos apoiadores da causa animal, os quais se fizeram presentes durante as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça, que debateu o mérito do PL-21/2015. Ainda, refuta veementemente a acusação em relação à sessão do dia 28 de abril e ressalta que durante as discussões do Projeto de Lei, na referida Comissão, destacou a importância do debate democrático. O parlamentar se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos e, em anexo à nota, enviou a gravação do Departamento de Taquigrafia da Assembleia Legislativa, que reitera sua opinião.
O Chefe de Gabinete do vereador Paulinho de Odé (PT), Matheus Machado, em entrevista pelo telefone, afirmou que a afirmação é mentirosa e não condiz com a verdade. Segundo ele, diversas pessoas estiveram lá, houveram diversas discussões, mas nenhuma pessoa foi ofendida por nenhum dos dois representantes do Legislativo. “Nenhuma pessoa do nosso movimento se envolveu em casos de agressão verbal ou física”, salientou. Pessoas que participavam da defesa de religiões de matriz africanas também relataram à equipe do vereador que se sentiram agredidas por parte dos defensores da causa animal.
Entertainment
MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador
Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.
Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.
O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.
Política
Partido NOVO elege Diretório Municipal
A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.
O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.
O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.
Política
Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal
Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.
Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido
De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança
Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.
O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.
Convite a pré-candidatos
Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques8 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business5 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques6 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques7 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Geral6 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade
-
Comunidade9 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida
You must be logged in to post a comment Login