Timoneiro

Festas de Navegantes e Iemanjá mobilizam milhares

Eventos foram realizados no dia 2 de fevereiro, dia oficialmente dedicado

A celebração do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá reuniu milhares de pessoas em dois momentos de união e devoção realizados em Canoas. A 26ª Festa de Navegantes iniciou com missa na Paróquia Imaculada Conceição, seguida por procissão terrestre e fluvial, que foi acompanhada por mais de 50 embarcações. As celebrações a Iemanjá foram realizadas na Praia do Paquetá, onde centenas de pessoas aguardavam também a chegada da imagem de Nossa Senhora e o início das festividades à “mãe e rainha do mar”.

Festejos

Além da procissão terrestre, que acontece após a missa, será realizada procissão fluvial. A novidade este ano é a participação de uma equipe de jet ski, e da Marinha do Brasil, que farão a segurança do trajeto fluvial. A expectativa é de que mais de 5 mil pessoas participem da homenagem.
Os ritos em homenagem a Iemanjá iniciaram-se ao meio-dia, com a Puxada de Rede na Praia de Paquetá, realizada pelos grupos Capoeira Casa Grande Tradição Angola (Mestre Dentinho) e Capoeira Angola Tradição (Mestre Bira). Centenas de pessoas acompanharam a apresentação, que mobilizou e encantou a comunidade. Iemanjá é o orixá feminino mais popular do Brasil, e na língua Yorubá, o nome é Yéyé Omo Ejá, o que significa ” Mãe cujos filhos são Peixes”.

Iemanjá

Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar, Aiucá,1 Dona Janaína, Inaê ou Maria princesa do Aioká2 é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá (“Mãe cujos filhos são peixes”). É identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.

Navegantes

A fé e a designação a Nossa Senhora dos Navegantes têm início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam.

Sincretismo

Existe um sincretismo entre as santas católicas Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Glória, e Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive em festas, as santas católicas e africanas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá têm sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão fluvial.

Sair da versão mobile